Chargeback, cancelamento, estorno… Estes são os assuntos que os produtores mais temem.
Tudo isso assusta um pouco, principalmente quando os produtores são pegos de surpresa pelas operadoras de Cartão de Crédito realizando Chargebacks e cancelando suas vendas de uma hora para outra.

Pensando nisso a Eduzz trouxe este artigo para explicar com mais detalhes o porque isso ocorre e como se prevenir para que isto não aconteça novamente, vamos lá ?

O que é chargeback?

É chamado Chargeback o ato da reversão de uma venda feita através de cartão de débito ou crédito, isto inclui a devolução do valor pago para o cliente, geralmente ele ocorre quando o dono do cartão não reconhece a compra, seja porque ela não condiz com as condições de divulgação de produto, ou alguns detalhes de compra não respeitam acordos firmados entre o fornecedor e administradora de cartões ou até mesmo por usuários vítimas de uma fraude.

 

Chargeback, por que ocorre ?

1-O Cliente recebe a fatura do cartão e não lembra de ter comprado naquela loja ou existem divergências nos valores pagos .

2-O Cliente não recebe o produto ou serviço e não consegue entrar em contato com a empresa responsável para resolver o problema.

3-O cliente se arrependeu da compra por motivos pessoais ( conforme artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor )  e solicitou cancelamento e reembolso, porém não foi atendido ou teve algum desentendimento com o Produtor/Empresa onde fez a comprar.

4-Cliente foi vitima de fraude devido a perda ou roubo de seu cartão, então solicita junto a operadora de cartão o cancelamento da devida transação

Em todos estes casos acima, o cliente pode solicitar junto a sua operadora de cartão o “Cancelamento” desta transação, este é o tão famoso CHARGEBACK, quando isto ocorre, as operadoras de cartão entram em contato com a e Eduzz solicitando que enviemos uma explicação plausível para que o chargeback NÃO ocorra, nos é fornecido um prazo para informarmos ao produtor o que está havendo. É aqui que se inicia o processo de Inibição de chargeback, veja como funciona :

 

Solução Eduzz para Inibição de chargeback

A Eduzz acompanhou por mais de um ano estas ocorrências e realizou diversos experimentos para tentar reduzir estes pedidos de Reembolso. O resultado foi há “INIBIÇÃO DE CHARGEBACK”, um sistema que procura reduzir essas ocorrências para manter altos os índices de vendas dos seus Parceiros

 

Como funciona a Inibição de Chargebacks?

A Eduzz coleta provas de que o Conteúdo/Produto foi entregue, se o usuário acessou a área de Membros, se acessou seu e-Book ou se realizou o download do produto, também são reunidos e-mails trocados pelo produtor/cliente. Estas provas podem ser coletadas de forma automática ou manual, junto com o Produtor.

Os Afiliados e Produtores que tiverem alguma fatura em processo de Chargeback receberão semanalmente, por e-mail, um pequeno relatório com as faturas que encontram-se em análise ou que acabaram de encerrar o processo.

 

Notificação da Eduzz

Sempre que houver solicitações de chargeback em aberto, você receberá uma notificação por e-mail.

As ocorrências de solicitação de Chargeback também são adicionadas ao histórico da Fatura para acompanhamento

 

Como produtores podem ajudar a inibir Chargebacks:

Utilizando o Nutror

O Nutror foi projetado para facilitar o acesso do Cliente ao Conteúdo/Curso entregue. Além do registro do IP, local e horário de acesso, há diversos mecanismos de monitoramento e controle de acesso que ocorrem quando um usuário acessa um Programa, módulo ou uma aula. O produtor pode acompanhar estas atividades no detalhamento da Fatura ou no próprio Nutror.

 

Produtor, ainda não utiliza o Nutror? Clique aqui para saber mais!

 

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!

Se ainda tiver dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail suporte@eduzz.com ou acessar o “Menu Pessoal” > “Central de Ajuda“.